escolARTE

Maria Salomé de Oliveira Rodrigues

Orçamento: 10.000,00 €


Informação:

“escolARTE” é uma proposta de formação de crianças nas várias vertentes artísticas com o cruzamento e promoção do desenvolvimento de abordagens multidisciplinares, que privilegiem a interseção da dança, música, teatro, plástica com áreas como português, matemática, ciências e inglês, centradas na escola de Carquejido. Ambiciona criar parcerias com instituições de S. João da Madeira; assim como com diferentes artistas de várias áreas da cultura. No final serão vários os produtos divulgados em forma de exposição, panfletos, livros e de um espetáculo final.



Descrição:

A articulação entre diferentes áreas do saber, estabelece um ensino focado na construção coletiva do conhecimento, uma rede que ganha sentido com a troca de experiências e com articulação da diversidade de informação, motivando o imaginativo e a autonomia de todos os envolvidos no processo, mas favorecendo o colaboracionismo.

O corpo será a ferramenta utilizada para produzir o movimento e o som. Explorar-se-á todas as potencialidades do corpo, do seu ritmo e a forma como ele se relaciona com outros corpos e com o espaço.

O nosso projeto, será bienal, desenvolver-se-á no decorrer de dois anos letivos, na escola de Carquejido, uma hora por semana, cada turma da escola participará em workshops de dança criativa, em que, em equipa irão construir como ponto de partida, a espontaneidade, jogos de improvisação e a fantasia de cada criança, que serão motivo de criação de pequenos musicais a serem apresentados ao longo do ano, ambicionando cruzar as culturas, artística e científica promovendo o desenvolvimento de abordagens multidisciplinares, que privilegiem a interseção da dança, música, teatro, plástica com áreas como português, matemática, ciências, inglês…, promovendo outras formas de exploração do pensamento criativo. 

A partir destes parâmetros, a ação interdisciplinar irá depender da organização dos professores envolvidos e da relação com os alunos, sendo já a construção deste projeto um primeiro passo indicativo da vontade de seguir um percurso que garanta a interdisciplinaridade com experiências significativas para os alunos.

Este projeto aponta para uma educação orientada para o desenvolvimento da criatividade e para a participação ativa na defesa dos valores fundamentais da liberdade, da paz e da tolerância.

Este projeto, durante a sua trajetória, ambiciona criar parcerias com as instituições de São João da Madeira, como: o Núcleo de Arte, os museus do Calçado e do Chapéu, a Viarco, a Junta de Freguesia, a Casa da Criatividade, Paços da Cultura, Sala dos Fornos…; assim como com diferentes artistas e mestres de várias áreas da cultura: dança, música, teatro, plástica, olaria…

Queremos promover um percurso de aprendizagem que desperte o interesse e a curiosidade das crianças e em que a aprendizagem seja construída durante e através desse processo.

Esse percurso de aprendizagem irá produzir vários produtos finais que serão divulgados em forma de exposição, panfletos, livros… e até um espetáculo final, complementando o trabalho de toda a comunidade escolar, mas não representando inteiramente a importância do processo percorrido pelos alunos, pois esta está no percurso em si. No entanto percebemos a importância para o projeto deste tipo de produto, pois apresenta um resultado prático e de fácil perceção do que foi desenvolvido durante o ano letivo, no entanto a nosso foco e motivação estão no percurso da aprendizagem e não no produto final.


10 000€ (recursos humanos, material de desgaste, transporte e aluguer de salas de espetáculo).

Descrição:

A articulação entre diferentes áreas do saber, estabelece um ensino focado na construção coletiva do conhecimento, uma rede que ganha sentido com a troca de experiências e com articulação da diversidade de informação, motivando o imaginativo e a autonomia de todos os envolvidos no processo, mas favorecendo o colaboracionismo.

O corpo será a ferramenta utilizada para produzir o movimento e o som. Explorar-se-á todas as potencialidades do corpo, do seu ritmo e a forma como ele se relaciona com outros corpos e com o espaço.

O nosso projeto, será bienal, desenvolver-se-á no decorrer de dois anos letivos, na escola de Carquejido, uma hora por semana, cada turma da escola participará em workshops de dança criativa, em que, em equipa irão construir como ponto de partida, a espontaneidade, jogos de improvisação e a fantasia de cada criança, que serão motivo de criação de pequenos musicais a serem apresentados ao longo do ano, ambicionando cruzar as culturas, artística e científica promovendo o desenvolvimento de abordagens multidisciplinares, que privilegiem a interseção da dança, música, teatro, plástica com áreas como português, matemática, ciências, inglês…, promovendo outras formas de exploração do pensamento criativo. 

A partir destes parâmetros, a ação interdisciplinar irá depender da organização dos professores envolvidos e da relação com os alunos, sendo já a construção deste projeto um primeiro passo indicativo da vontade de seguir um percurso que garanta a interdisciplinaridade com experiências significativas para os alunos.

Este projeto aponta para uma educação orientada para o desenvolvimento da criatividade e para a participação ativa na defesa dos valores fundamentais da liberdade, da paz e da tolerância.

Este projeto, durante a sua trajetória, ambiciona criar parcerias com as instituições de São João da Madeira, como: o Núcleo de Arte, os museus do Calçado e do Chapéu, a Viarco, a Junta de Freguesia, a Casa da Criatividade, Paços da Cultura, Sala dos Fornos…; assim como com diferentes artistas e mestres de várias áreas da cultura: dança, música, teatro, plástica, olaria…

Queremos promover um percurso de aprendizagem que desperte o interesse e a curiosidade das crianças e em que a aprendizagem seja construída durante e através desse processo.

Esse percurso de aprendizagem irá produzir vários produtos finais que serão divulgados em forma de exposição, panfletos, livros… e até um espetáculo final, complementando o trabalho de toda a comunidade escolar, mas não representando inteiramente a importância do processo percorrido pelos alunos, pois esta está no percurso em si. No entanto percebemos a importância para o projeto deste tipo de produto, pois apresenta um resultado prático e de fácil perceção do que foi desenvolvido durante o ano letivo, no entanto a nosso foco e motivação estão no percurso da aprendizagem e não no produto final.


10 000€ (recursos humanos, material de desgaste, transporte e aluguer de salas de espetáculo).

Galeria:

Mapa: