A
articulação entre diferentes áreas do saber, estabelece um ensino focado na
construção coletiva do conhecimento, uma rede que ganha sentido com a troca de
experiências e com articulação da diversidade de informação, motivando o
imaginativo e a autonomia de todos os envolvidos no processo, mas favorecendo o
colaboracionismo.
O corpo
será a ferramenta utilizada para produzir o movimento e o som. Explorar-se-á
todas as potencialidades do corpo, do seu ritmo e a forma como ele se relaciona
com outros corpos e com o espaço.
O
nosso projeto, será bienal, desenvolver-se-á no decorrer de dois anos letivos, na
escola de Carquejido, uma hora por semana, cada turma da escola participará em
workshops de dança criativa, em que, em equipa irão construir como ponto de
partida, a espontaneidade, jogos de improvisação e a fantasia de cada criança,
que serão motivo de criação de pequenos musicais a serem apresentados ao longo
do ano, ambicionando cruzar as culturas, artística
e científica promovendo o desenvolvimento de abordagens multidisciplinares, que
privilegiem a interseção da dança, música, teatro, plástica com áreas como
português, matemática, ciências, inglês…, promovendo outras formas de
exploração do pensamento criativo.
A partir
destes parâmetros, a ação interdisciplinar irá depender da organização dos
professores envolvidos e da relação com os alunos, sendo já a construção deste
projeto um primeiro passo indicativo da vontade de seguir um percurso que
garanta a interdisciplinaridade com experiências significativas para os alunos.
Este
projeto aponta para uma educação orientada para o desenvolvimento da
criatividade e para a participação ativa na defesa dos valores fundamentais da
liberdade, da paz e da tolerância.
Este
projeto, durante a sua trajetória, ambiciona criar parcerias com as
instituições de São João da Madeira, como: o Núcleo de Arte, os museus do
Calçado e do Chapéu, a Viarco, a Junta de Freguesia, a Casa da Criatividade,
Paços da Cultura, Sala dos Fornos…; assim como com diferentes artistas e
mestres de várias áreas da cultura: dança, música,
teatro, plástica, olaria…
Queremos
promover um percurso de aprendizagem que desperte o interesse e a curiosidade
das crianças e em que a aprendizagem seja construída durante e através desse
processo.
Esse
percurso de aprendizagem irá produzir vários produtos finais que serão divulgados
em forma de exposição, panfletos, livros… e até um espetáculo final,
complementando o trabalho de toda a comunidade escolar, mas não representando
inteiramente a importância do processo percorrido pelos alunos, pois esta está
no percurso em si. No entanto percebemos a importância para o projeto deste
tipo de produto, pois apresenta um resultado prático e de fácil perceção do que
foi desenvolvido durante o ano letivo, no entanto a nosso foco e motivação
estão no percurso da aprendizagem e não no produto final.
10 000€ (recursos humanos, material de desgaste, transporte e aluguer de salas de espetáculo).